Lipoaspiração de Tornozelos e Panturrilhas

Ter panturrilhas grossas pode ser o sonho de algumas mulheres, mas há quem possua um volume excessivo tão grande nessa região, que chega a gerar grande desagrado e insatisfação. Em alguns casos não só o volume aumentado incomoda, mas sobretudo a ausência de definição de onde termina a panturrilha (“batata da perna”) e onde começa o tornozelo. Essa condição foi apelidada nos EUA de “cankles” numa alusão a contração de calf (panturrilhas) + ankles (tornozelos) como se tudo fosse uma coisa só, uma estrutura
única em forma de “tubo”, sem definição da anatomia da perna.

Muitas mulheres sentem-se inseguras de usarem shorts ou saias e também não conseguem usar botas ou calças de cano justo porque simplesmente não cabem. Tal condição pode ocorrer mesmo que se esteja dentro do peso ideal.

Isso ocorre devido a um acúmulo anormal e excessivo de gordura nessa região, que formam “bolsas” espalhadas por toda a circunferência da perna. Por mais que se emagreça (dentro dos padrões de saúde, é claro) essa gordura localizada não irá desaparecer.

O tratamento consiste na retirada dessa gordura indesejada de forma seletiva onde é “esculpida” uma perna com silhueta anatomicamente mais adequada. São utilizadas cânulas finas especiais de lipoaspiração, propriamente desenvolvidas para este fim, onde além de poder reduzir-se a circunferência da perna como um todo, visa-se alcançar um desenho mais harmônico da região.

A cirurgia é realizada sob anestesia de bloqueio peridural ou anestesia geral, em centro cirúrgico, levando em torno de 1 a 2 h de procedimento. A paciente sai andando do hospital e a recuperação geral é relativamente rápida, podendo retornar às suas atividades
usuais em 7 a 10 dias e às suas atividades físicas após 30 dias. É recomendado o uso de meia elástica de média compressão por pelo menos 2 meses e orienta-se a drenagem linfática para acelerar a recuperação.

O resultado final depende da completa remissão do edema (inchaço), mas já é possível notar a diferença imediatamente após a cirurgia, tanto pela redução da circunferência como pela diferenciação de uma silhueta mais harmoniosa e anatômica da perna.

Clínica Dr. Guilherme Miranda

Ipanema- Rua Visconde de Pirajá 550- sl 2309/ Tel: 25114741

Barra da Tijuca- Av. das Américas 2111- Cob. 02/

Tel: 24912713/ 24944621/ 77000187

Voltar